Eficiência energética na iluminação pública e edifícios públicos municipais, Valongo
Iluminação Pública Edifícios Públicos Municipais • Colocação de baterias de condensadores no Edifício Polivalente dos Serviços Técnicos, Pavilhão Municipal n.º2 de Campo, Pavilhão Municipal n.º1 de Sobrado e no Pavilhão Municipal n.º2 de Sobrado, para compensação da energia reativa. Esta medida permitiu reduzir a energia reativa nestes edifícios para valores residuais. • Instalação de 30 painéis solares térmicos para aquecimento de Águas Quentes Sanitárias na Escola Secundária de Ermesinde. • No âmbito da remodelação da Piscina de Ermesinde foram implementadas várias medidas de eficiência energética: • No âmbito da remodelação do Pavilhão Municipal da Bela Ermesinde foram implementadas várias medidas de eficiência energética: • No âmbito da remodelação do Escola Preparatória Vallis Longus, foram implementadas várias medidas de eficiência energética: Adeporto; Lipor; População em geral.Description
A ação assentou na substituição de 100% na rede de iluminação pública (convencional) das luminárias com lâmpadas de descarga, por luminárias de tecnologia LED, dotadas de sistema de regulação de fluxo luminoso. Com a implementação desta ação obteve-se maior segurança nas ruas durante o período noturno, com uma redução de consumo cerca de 4,2 milhões kWh/ano, e consequentemente a redução da fatura energética e a minimização do impacto ambiental em cerca de 1 495 toneladas de CO2, no total do projeto.
• Substituição de lâmpadas/luminárias existentes de tecnologia convencional por equipamentos de tecnologia LED no Edifício Polivalente dos Serviços Técnicos, Piscina Municipal de Alfena, Pavilhão Municipal n.º1 de Sobrado, Pavilhão Municipal n.º2 de Sobrado, Pavilhão Municipal n.º2 de Campo, Edifício da Biblioteca Municipal, Edifício da Câmara Municipal, Circuito de Manutenção de Montes da Costa (balneários e espaço desportivo) e no Centro de Interpretação Ambiental, o que se traduz numa redução de cerca de 60% do consumo dos equipamentos de iluminação nestes edifícios.
Instalação de uma unidade de autoconsumo (UPAC), constituída por painéis fotovoltaicos com uma potência total 42kWp;
Instalação de 10 coletores solares térmicos para aquecimento das Águas Quentes Sanitárias;
Substituição de todas as luminárias existentes (de tecnologia convencional) por equipamentos de tecnologia LED;
Instalação de um sistema de Gestão Técnica Centralizada que permite automatizar e racionalizar a exploração das instalações técnicas existentes (AVAC, sistema solar AQS, sistemas de bombagem, sistema de tratamento de ar, caldeira, etc).
Instalação de sistema solar térmico para águas quentes sanitárias constituído por 4 kits termossifão (2 coletores solares térmicos cada);
Substituição de todas as luminárias existentes (de tecnologia convencional) por equipamentos de tecnologia LED.
Instalação de bomba de calor para águas quentes sanitárias;
Instalação de sistema solar térmico para águas quentes sanitárias composto por 30 coletores solares;
Substituição das luminárias existentes (de tecnologia convencional) por equipamentos de tecnologia LED.Partners
Beneficiaries
Details
Additional information